sábado, 11 de dezembro de 2010

Uma aula de UFRJazz

À frente de 18 intérpretes extraordinários, o maestro e clarinetista José Rua rebobinou a história do jazz nas big bands e ilustrou o que nos contava musicalmente, desde os seminais spirituals americanos ("When the Saints go marching in", com arranjo de Dean Sorenson) até o repertório contemporâneo, em temas como "High maintenance", de Gordon Goodwin, e "Brooklin high", do brasileiro Nelson Faria.

"Jazz não é apenas uma palavra, é um som", disse Rua, enquanto recordava histórias como a de Glenn Miller, que sempre usava o trompete para os solos até que um dia o trompetista da sua orquestra faltou ao ensaio e ele improvisou, pedindo para o clarinetista fazer a parte do colega. "Foi assim que Glenn Miller descobriu o som que ele queria para a sua orquestra", sentenciou José Rua, antes de embocar ele mesmo a clarineta e tocar a célebre "Moonlight serenade", parceria de Miller com Mitchel Parish.

Outros temas importantes como "April in Paris" (escrito por Vernon Duke, com arranjo de Bob Mintzer) e "Corner Pocket" (Freedie Green, arranjo de Ernir Wilkins) foram destrinchados pelos músicos da UFRJazz Ensemble na segunda noite da série. "Figura lendária, Count Basie usava poucas notas, mas usava muito bem. Era considerado o malandro do jazz. Count interpretava como ninguém esse clássico 'April in Paris'", contou Rua.

O público se animou já nos primeiros acordes dos temas de filmes, como "The Pink Panther" (de Henry Mancini, arranjo de Dave Wolpe) e "Mission impossible" (de Lalo Schifrin, interpretado nessa noite com arranjo de Roger Holmes). E José Rua aproveitou para lembrar como as big bands estão no imaginário da gente, através das trilhas de desenhos da Disney e dos clássicos do cinema. A UFRJazz apresentou um showzaço na segunda - e estrondosa - noite da série ISSO É JAZZ?, que vai até domingo na Caixa Cultural, com ingressos a R$ 10.

Por Monica Ramalho
Fotos Paula Monte

4 comentários:

  1. Parabéns Monica, pelo texto e pelo blog.
    Parabéns maestro José Rua pela gloriosa UFRJazz.
    ...e parabéns aos meus queridos amigos do naipe de saxofones. Na foto, da esquerda para a direita: Michel Nirenberg (tenor), Denize Rodrigues (tenor), Gilberto Pereira (alto), Thiago Martins (alto), e Liana Magalhães (barítono).

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Paulo! Viva a UFRJazz! Parabéns pelo texto, está muito bacana!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Monica Ramalho que soube muito bem sintetizar o show em poucas palavras. Parabens também às fotos de paula Monte por mostrar a alegria de um improviso feito por um dos musicos. A UFRJazz esta fazendo no dia 12/12 15 anos de existencia com 260 apresentações profissionais e 3 cds com uma indicação ao Prêmio Tim. Gostaria muito de dizer um "muito obrigado" a todos que sempre acreditaram na ideia de uma banda profissional universitária.

    ResponderExcluir
  4. Esse show foi mt bom!
    Parabéns a todos pelo belíssimo trabalho!
    Que orgulho!

    ResponderExcluir